O curso é composto por séries de exercícios que atentam a respiração, concentração, controle, centro, precisão e fluxo. Além disso, o curso trabalha com dinâmicas lúdicas orientadas às reestruturações e alinhamentos do corpo, atenção à respiração e à postura, condicionamento físico, flexibilidade, fortalecimento de musculaturas profundas e bem-estar físico-mental.
O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) no século XX e teve influências de práticas como a yoga, as artes marciais e a meditação. Esse método além de permitir a reabilitação de pacientes feridos por problemas causados pelo pós-guerra, possibilitou também o condicionamento físico de bailarinos e dançarinos, a partir do trabalho de Joseph Pilates junto aos artistas da dança Rudolf Von Laban, Martha Graham e Mary Wigman.
A prática do curso engaja um processo de reconhecimento do estado presente do corpo através de exercícios de poucas repetições no chão que se desenvolvem para a construção da posição vertical do corpo, com o objetivo de explorar a expansão da consciência sobre cada parte do corpo e sua integração como um todo, qualidades de movimentos, a motricidade, o alongamento, o equilíbrio e a percepção.
A professora
Tatiana Melitello é bailarina (drt 19746), coreógrafa e professora. Mestra e doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Estudou Pilates em Centro de Ginástica Postural Angélica (CGPA) e dança em Estúdio Nova Dança (São Paulo), Henny Jurriens Stichting Foundation (Amsterdam), Universidade Bordeaux Montaigne (França).