Quem Somos

Cia Circodança ensina arte do circo e dança para todos

Companhia CircoDança

A Cia Circodança Suzie Bianchi, no bairro do Campo Belo, nasceu despretenciosa. Mas como uma criança, cresceu. Desenvolveu. E hoje tornou-se uma das principais referências no ensino e divulgação do circo e da dança no Brasil. Não como artes separadas, mas circodança. Uma palavra, com um único significado. Aqui, circodança, é uma única arte que pode ser praticada por todos: crianças, adolescentes, adultos, idosos, deficientes. Cada um seguindo seu ritmo.

Hoje a Cia Circodança, que continua no bairro do Campo Belo, conta com três divisões: a escola, a companhia artística e o departamento de eventos corporativos. A escola oferece aulas de circo, dança, yoga, musicoterapia e um desenvolve um trabalho específico para pessoas com deficiência. A mesma estrutura da escola, que conta com profissionais qualificados em cada técnica, pode ser contratada e levada para escolas particulares, como uma disciplina opcional. Em 2011, a Cia Circodança criou um grupo artístico profissional, com um elenco de 14 artistas, dos quais metade possui algum tipo de deficiência.

O trabalho desenvolvido pela Cia Circodança é reconhecido internacionalmente. Em setembro de 2011, Suzie foi convidada para fazer um workshop de dança inclusiva em Nova York, nos Estados Unidos.

O departamento de eventos corporativos tem promovido workshops para empresas. É um serviço que tem sido ministro com frequência em vivências e treinamentos promovidos pelos RHs. “É possível utilizar técnicas de circo e dança para atingir resultados nos negócios”, diz Suzie.

História

A estrutura da Cia Circodança, no entanto, começou modesta. A bailarina Suzie Bianchi, que participava da Cia Grupo 6, começou a dar aulas particulares de dança para cinco amigas em 1984. E de boca em boca, um ano depois, já estava dando aulas de diversos estilos de dança para cerca de 100 pessoas. Descobriu seu dom: ensinar dança. Criou a Cia da Dança Suzie Bianchi. Não parou mais de investir na escola e na sua formação. Fez cursos no Brasil e no exterior. Em 1994, ficou apaixonada pelas técnicas circenses após assistir um espetáculo do Cirque du Soleil. Acabou fazendo um curso de formação na Escola Nacional de Circo de Montreal, no Canadá. Em seguida, as técnicas começaram a ser ensinadas para seus alunos. O circo ganhou tanta importância em sua vida que a escola ganhou novo nome: Cia Circodança Suzie Bianchi, seu nome atual.