Vida de Circo no Sesc
A mais recente montagem da Cia Circodança é o espetáculo “Vida de Circo”, que une três das principais artes: a dança, o circo e o teatro. A peça poderá ser apreciada no Sesc Santo André nos próximos dias 14 e 21 de setembro, dentro da exposição “Circo da Gente”.
"Arte para todos" é o lema do grupo fundado pela bailarina Suzie Bianchi em 1984, onde artistas profissionais com e sem deficiência física ou mental, se superam continuamente, mostrando que é possível romper preconceitos por meio da arte.
Artistas circenses, atores e bailarinos contam a história de Laura e sua trupe de clowns, que vivem sob uma lona de circo e, em uma grande viagem, se deparam com a dualidade das sensações e emoções humanas e a relação que temos com o positivo e o negativo. Laura conta o cotidiano do circo, como viagens e imprevistos, através de coreografias elaboradas a partir de números circenses e danças contemporâneas e de salão.
O roteiro alterna quadros poéticos e cômicos, mantendo o espetáculo distante do “pieguismo” e da emoção fácil. Não há comiseração. Todos os artistas - com ou sem deficiência - são iguais perante a arte. E é em nome dela que eles se apresentam.
Para a companhia, o trabalho de expressão corporal e artístico independe de condições físicas ou mentais. "A Cia. Circodança acredita que a arte foi feita para todos e sua proposta é quebrar barreiras e paradigmas para que a pessoa com deficiência seja percebida como um agente ativo das suas necessidades e vontades, com potencial criativo, sensibilidade para realizar grandes eventos, e capacidade de gerar trabalho e renda", conta Suzie, que vê a profissionalização dos artistas com deficiência uma consagração da Circodança, posto que a maioria se formou ali.
Tags: Blog